É a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral das crianças e adolescentes.

O acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas, e de mastigação mas também, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.
Há uma preparação muito direccionada do ponto de vista psicológico e metodologia aplicada, no qual o uso de broca, é mais silenciosa, trepida muito menos e os tratamentos são absolutamente indolores complementados com anestesias próprias.

A primeira consulta é recomendada a partir do primeiro ano de idade, para sensibilizar os pais e informar as medidas preventivas da saúde oral.

Por volta dos 3 anos de idade, quando a criança completa toda a dentição decídua e mais tarde, por volta dos 6 anos, no início da dentição mista (mistura de dentes de leite com início de erupção de dentes definitivos), é essencial nova visita ao médico dentista.
Uma consulta simples de rotina permite diagnósticos precoces de possíveis cáries, eventual maloclusão e outros problemas, que detetados previamente são de resolução mais fácil e menos dispendiosos.

Erupção Dentária 1ª Dentição
Dentes Maxilar Superior
Entre os 8 e os 10 meses – Incisivos centrais
Entre os 9 e os 13 meses –  Incisivos laterais
Entre os 16 e os 22 meses – Caninos
Entre os 13 e os 19 meses – Primeiros molares
Entre os 24 e os 30 meses – Segundos molares

Dentes Maxilar Inferior
Entre os 6 e os 10 meses – Incisivos centrais
Entre os 10 e os 16 meses – Incisivos laterais
Entre os 17 e os 23 meses – Caninos
Entre os 14 e os 18 meses – Primeiros molares
Entre os 23 e os 31 meses – Segundos molares

Tratamentos de prevenção
Para prevenir o aparecimento de cáries, aconselhamos a aplicação de resinas, chamadas selantes de fissura. Se houver cáries, estas devem ser tratadas para permitir que os dentes caiam espontaneamente e sejam em seguida substituídos pela dentição definitiva, o que acontece entre os 6 e os 13 anos.

Traumatismos dentários
As crianças estão geralmente muito sujeitas e expostas a traumatismos vários devido a brincadeiras, quedas acidentais ou acidentes desportivos. Quando se deteta mobilidade num dente ou a sua deslocação do sítio normal deve ser observada.
Quando se trata da primeira dentição, o profissional de saúde tenta preservar o dente de leite para que no futuro não seja necessário usar aparelho de correção. Manter o dente de leite significa proteger o espaço onde irá nascer o dente definitivo alinhado com os restantes.

 

Para mais informações dirija-se à nossa clínica ou contate:

243 702 976 | 916 318 184