Pediatria

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Os aspectos preventivos envolvem acções como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

Faz parte da Pediatria a prática da puericultura e também o diagnóstico e tratamento clinico das doenças que afectam a criança. A Puericultura é a área da pediatria que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afectividade e a aprendizagem cognitiva da criança. Ela não só observa cada um desses aspectos, como também avalia como a criança se utiliza deles para se relacionar com as pessoas à sua volta. Com a puericultura, é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnósticos de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir positivamente diante das alterações que surgirem.

A Pediatria não é apenas uma actividade médica, mas um estado de espírito, que tem como alicerce o amor à criança, exteriorizando-se em acção, averiguando e investigando os factores que a levam a determinadas doenças ou acções, ou ainda quais as causas de sofrimento da criança ou adolescente, consequentemente assistindo-os e não apenas tratando uma doença, assim contribuindo para a formação de um ser mentalmente sadio e socialmente útil.

Alguns exemplos de doenças comuns:

– Anemia;

– Alergia;

– Asma;

– Baixo ganho de peso;

– Doença do Refluxo Gastro esofágico;

– Diarreia;

– Infecções de vias aéreas superiores (otites, resfriados e sinusites) e inferiores (pneumonia);

– Infecção urinária;

– Obstipação intestinal;