Periodontologia

stockvault-toungue96915

A Periodontologia examina e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Todas as alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, estas são frequentes, como por exemplo: placa bacteriana e gengivite

A doença periodontal caracteriza-se pela inflamação das gengivas, que de uma forma redutora é muitas vezes denominada de Gengivite. Os sinais dessa inflamação são a alteração da cor, que passa de cor de rosa a encarnado, o inchaço, a tendência para o sangramento, e por vezes a dor e até o descarnar das mesmas.

Quando essa inflamação não é controlada, o osso por debaixo das gengivas começa a ser corroído, os dentes ganham mobilidade e podem até soltar-se do osso! Nestes casos, para além da Gengivite, o paciente apresenta já uma Periodontite, sendo nesta fase, as consequências da doença muito mais difíceis, senão impossíveis de reverter.

Está provado que pacientes com doença periodontal têm um risco maior para desenvolver problemas cardiovasculares e renais, e quando são diabéticos, a inflamação periodontal dificulta o controlo da diabetes.

Quando este tipo de patologias é diagnosticado, importa que o Médico Dentista averigúe quais as causas da mesma, ou seja, interessa procurar possíveis factores de risco como o Tabagismo, a Diabetes, causas Genéticas, ou mais frequentemente, uma ineficaz higienização oral.