Prostodontia

Prostodontia é a especialidade em prótese dentária. A prótese dentária pode ser fixa (as próteses removíveis apoiam-se directamente na gengiva, na mucosa oral e, eventualmente, nos dentes existentes. São realizadas em acrílico e/ou ligas metálicas e a sua eficácia está, muitas vezes, limitada pelas peças dentárias remanescentes e estrutura, quer óssea quer mucosa, que a suportará), ou removível (nestas próteses os dentes artificiais são imóveis estando fixos a dentes naturais ou a implantes por diversos mecanismos dependentes do número de dentes ausentes e do estado dos dentes presentes. É possível recorrer a coroas unitárias como a pontes de vários elementos, podendo ir até à colocação de arcadas dentárias completas com um efeito surpreendente quer a nível anátomo-funcional, quer estético e de conforto para o paciente).

Algumas dicas para cuidar da sua prótese:
Quando manusear a sua prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem quebrar-se se sofrerem uma queda.

– Não deixe a sua prótese secar. Coloque-a numa solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver a usar. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.

– Escove a  sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos, placa bacteriana, e evitar que fique manchada. Um limpador ultra-sónico pode ser utilizado para cuidar da sua prótese, não substituindo este uma escovação cuidadosa diariamente.

– Escove as gengivas, e a língua todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação nos tecidos e ajuda a remover a placa.

– Visite o seu dentista se a sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentado a ajustá-la sozinho – isto poderá danificá-la ainda mais.