Psicologia

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o domínio em que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, entre outros) assim como os não-observáveis (pensar, emocionar-se, entre outras).

A psicologia não é hoje apenas a ciência da alma, mas também do comportamento e da experiência, pois corpo e mente não são separados e um exerce influência sobre o outro, esta pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações.

Considerada como áreas sociais ou humanas a psicologia é uma ciência também da área médica, e é estudada em métodos quantitativos e qualitativos. Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos.

As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamento sexual, agressividade e comportamento em grupo.

São elas:

– Psicologia Experimental;

– Psicologia da Personalidade;

– Psicologia Clínica;

– Psicologia do Desenvolvimento;

– Psicologia Organizacional;

– Psicologia da Educação;

– Psicologia da Aprendizagem;

– Psicologia Desportiva;

– Psicologia Forense;

– Neuropsicologia.